Da França para o Brasil com valores e uma jornada de conquistas
A Congregação de Nossa Senhora de Sion foi fundada na França, no século XIX, por um judeu converso, Teodoro Ratisbonne, que teve mais tarde a adesão do seu irmão Afonso Ratisbonne na continuidade da sua obra.
Teodoro estabeleceu-se em Paris, onde deu grande impulso à Congregação, e Afonso fixou-se em Jerusalém.
No final do século XIX, quando a França ditava o modelo de educação, o governo brasileiro interessou-se pela vinda das irmãs francesas com o intuito de aprimorar o sistema educacional e de abrir colégios para meninas.
- 1888 chegaram ao Rio de Janeiro as primeiras irmãs de Sion
-
1901 inaugurado o Colégio Nossa Senhora de Sion, em São Paulo, no bairro de Higienópolis.
Desde sua instalação em 1901, o Colégio Nossa Senhora de Sion abrigou muitas alunas; devido ao crescente número de matrículas, foi necessário construir um novo prédio encarregando-se do projeto arquitetônico e da obra o engenheiro – arquiteto Francisco de Paula Ramos de Azevedo.
O edifício do Colégio foi construído em estilo eclético nas primeiras décadas deste século. A construção foi iniciada com o hall central até a Capela provisória, onde hoje está instalada a Biblioteca. Esta ala do edifício compõe-se de cinco pavimentos, incluindo o subsolo, térreo e mais três andares.
-
1940 Inauguradas novas alas e um novo edifício
Para atender ainda mais pessoas, o colégio constrói um novo edifício para turmas da pré-escola até o primário.
-
1941 Início das obras da Capela do Sion
Seu estilo guarda as características das Capelas de Nossa Senhora de Sion de outros países.
A solidez da construção do Colégio revela-se em seus alicerces de pedra, nas paredes externas com aproximadamente um metro de largura. O prédio é imponente e logo na entrada, a vistosa escada do hall central parece sintetizar toda essa imponência.
Chama a atenção também, o pé direito de cinco metros de altura, garantindo uma excelente iluminação das salas.
Atualmente, o Sion é um colégio misto e com postura moderna, respeitando a individualidade do aluno. O Colégio Sion é uma escola católica, com abertura inter-religiosa, pois o Carisma da Congregação tem como base a vivência da fé sem pretender impô-la aos outros.